TEOTERAPIA
Um lugar para pensar sem sentimento de culpa


Inicio


Acerca de
Suscríbete al blog

Categorías
Main [1] Sindicar categoría
Biblioteca [3] Sindicar categoría
Downloads [1] Sindicar categoría
Educação [1] Sindicar categoría
Espiritualidade [2] Sindicar categoría
Humor [2] Sindicar categoría
Informática [1] Sindicar categoría
Lider Sec. XXI [3] Sindicar categoría
Links [1] Sindicar categoría
Livros [2] Sindicar categoría
Pessoal [1] Sindicar categoría
Sermões [4] Sindicar categoría
Teologia [6] Sindicar categoría

Archivos
November 2006 [4]
October 2006 [12]
September 2006 [12]

Sindicación (RSS)
Artículos
Comentarios

 


Educação

Artigos, textos, dicas para uma educação teológica para esta geração. É hora de revisar nossa forma de ensinar, praticar e fazer teologia

Papagaio ou João de Barro? - Parte 1

Minha paixão é a vida. Se alguem me perguntar, se desejo morrer? Eu responderia em alto e bom som. Não, pois amo a vida, sou apaixonado por livros, sou eroticamente humano, desfruto do prazer de teologizar, gosto de me submergir no pensamento humano, conhecer a origem das coisas....Talvez isso  não seja, para alguns, algo muito cristão. Porém, para mim é a vida que Deus criou e me deu para apreciar e viver. Isso possivelmente para outros, não ecoará como sendo algo muito espiritual. Isso, eu entendo que  pode ser o resultado  do ensino teológico que geralmente sonha com as mansões celestiais das quais Paulo não desejava usufruir, pois os seus amigos em Filipos ainda lhes eram muito importantes na sua  caminhada de vida. Ele preferiu a vida, pois sabia que se existia algo além morte, era  muito bom, pois Deus o tinha preparado. E tudo o que Deus faz é bom, mesmo que fosse dificil de entender
    Essa paixão pela vida, foi a minha descoberta pessoal, que se deu e ainda se dá no estudo da história do povo de Deus e da sua caminhada para a terra prometida. É vista no surgimento no primeiro século  e no seu desenvolvimento da igreja através dos séculos. Esses  homens foram apaixonados pela vida, seus mundos, suas idéias, suas histórias. Foi diante dessa história que a criação teológica,  trouxe a cada dia o transcendente mais proximo da humanidade. Tornado-se o transcendete humanizado. Foi ali, na vivencia, na existencia, nos problemas do dia a dia, da luta diária,  que se construiu a teologia da vida e para a vida. Eles. pensadores cristãos, criaram a sua teologia para o seu tempo, para os seus problemas, para suas existencias, para enfrentare, a demonização que desumanizava o ser humano. É este o modelo que deve servir como plataforma de ensino e de metodologia para hoje. Nào é uma repetição daquela teologia, mas uma construçao em busca da vida e das soluções dos problemas que o ser humano  vivencia no seu momento histórico.
As escolas teológicas que estudam e dissecam a história de Deus e do seu povo precisam rever os seus curriculos. Estas escolas que tem como objetivo de preparar pessoas capacitadas devem sair das torres de marfim para as ruas da cidade, para o asfalto, para as estradas, para as favelas, lixões, etc.  É urgente inserir a vida na argumentação teológica, antropologica, filosofica, biblica etc. dos conteúdos repetitivos que nada acrescentam para o desenvolvimento dinâmico e saudavel da existencia humana. A tentativa de repetição dos eventos, idéias e de ideiais dos tempos passados, somente trazem sentimentos de frustraçao, de incapacidade, de culpa, pois  as pessoas   não consegue estarem satisfeitas consigo mesmas,  pois  elas sempre se sentirão devedoras de Deus. Visto que  muitas das informações  são oferecidas   com um espirito triunfalista, idealista. Foi esquecido o cheiro da vida na história contada e na teologia repetida durante anos. É a teologia oficial, perfeita, correta, inquestionável, etc. Além do mais, muito dos atores da história bíblica que são apresentados, são mostrados de forma "divinizada", "infaliveis", se esquecendo que eles erraram, tomaram decisões incorretas, pecaram, questionaram o proprio criador. quebraram a lei em beneficio da vida e da saude integral.
A igreja pósmoderna precisa de construtores de vidas, motivadores das habilidades e capacidades que foram dadas por Deus aos seus. Lembrar que segundo o salmista "somos obras maravilhosas de Deus". Palavras que ecoam  séculos mais tarde na pena do apostolo dos gentios apontando que "somos feitura (gr.poeimia, lat. poema) dEle, criados em Cristo Jesus"(Ef:2:10) As escolas teologicas precisam auxiliar os seus alunos a construir esta "nova  criação"e não manter um estilo de vida da "velha criação"que difere do exemplo do  estilo do povo de Deus através dos séculos. É por isso que é necessário construir um novo pensamento teológico mas para isso é necessário mudar a forma de fazer teologia. Insistirei que a teologia não é uma monotona repetiçào mas uma dinamica, integral, saudável  e crescente  vida.

Por Jose Miguel - October 19th, 2006, 6:04, Categoría: Educação
Enlace Permanente | Comentar | Referencias (0)




<<   May 2021    
SMTWTFS
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31      

Blogues
Batistas
Reforma e Carisma

Sites em Espanhol
Clai
Jovens Batistas Chile
Pergaminhos NT

Sites em Inglês
Biblioteca
Clasicos Cristãos
E-Sword
Judaismo
Religião

Sites Favoritos
* 1a.Batista CG-MS
* Pr. Caio Fábio
* Prazer de Ler
* Ricardo Gondim
* Rubem Alves
* Toca do Estudante
* UMESP-Posgraduação

Sites Gerais
Biblia World
Biblioteca Virtual
Casa do Bruxo
Clipping Jornais Br
Fathel
Folha de Sao Paulo

 

Blog alojado en ZoomBlog.com