TEOTERAPIA
Um lugar para pensar sem sentimento de culpa


Inicio


Acerca de
Suscríbete al blog

Categorías
Main [1] Sindicar categoría
Biblioteca [3] Sindicar categoría
Downloads [1] Sindicar categoría
Educação [1] Sindicar categoría
Espiritualidade [2] Sindicar categoría
Humor [2] Sindicar categoría
Informática [1] Sindicar categoría
Lider Sec. XXI [3] Sindicar categoría
Links [1] Sindicar categoría
Livros [2] Sindicar categoría
Pessoal [1] Sindicar categoría
Sermões [4] Sindicar categoría
Teologia [6] Sindicar categoría

Archivos
November 2006 [4]
October 2006 [12]
September 2006 [12]

Sindicación (RSS)
Artículos
Comentarios

 


Espiritualidade

Espiritualidade Cristã é algo vivo, relacional e encarnado na ação da fé. A razão, a emoção e a ação forma o triangulo da espiritualidade cristã e brasileira.

Tirania da Espiritualidade x Graça da Vida

Após 25 anos de ministério (junho-2006) tive a idéia de "repensar e refazer" a caminhada ministerial. Não mudaria muita coisa, pois  faria a mesma opção pastoral, andaria pelos mesmos caminhos e faria as mesmas opções, mas o que mudaria seria minha pregaçao. Pregaria mais da graça da vida do que da chamada espiritualidade.
Cansei de falar e ouvir do "ser espiritual", o crente tem que "ser espiritual", para ser benção precisamos de "sermos espirituais". A palavra  ou frase já esta esvaziada, fútil e vaidosa, que o vento levará, pois não tem o peso nem o conteúdo da glória e da graça divina. A frase não chama  o cristão para vivenciar a "carnalidade da vida". O convite de "ser espiritual"é uma chamado mais gnostico do que cristão. Esse convite não é a encarnação vivenciada pelo Filho de Deus, que sendo modelo do "ser espiritual" andou pelas ruas poerentas de Jerusalém, cheirava o suor do calor escaldante do deserto, dos dias quentes do oriente. O modelo de "ser espiritual" se aproximava da mulher que teve uma vida marital  com 5 maridos e ainda convivia com um que não o era. Como modelo do "ser espiritual"se deixou tocar por uma pecadora e prostituta que lavava os seus pés sujos de terra, fruto do seu andar pelas ruas da cidade até a casa de Simão. Pés sujos de terra que misturado as lagrimas da mulher devem ter produzido algum tipo de substancia mais grossa do que simples poeira. Uma mulher que toca com sensibilidade os pés do homem que é o modelo do "ser espiritual". É assim que vejo a espiritualidade, mas agora, eu a vejo  acrescida de um adjetivo e sempre deve ser chamada de  ESPIRITUALIDADE CRISTÃ. Ela deve ser chamada de cristã, pois deve ser diferenciada de tantas outras espiritualidades.Hoje se fala de espiritualidade dos negocios, espiritualidade budista, islamica e tantas outras. Devemos ser enfatico em diferenciar a espritualidade crista e assim evitar a confusão da vivencia gnostica dos ultimos anos no meigo da igreja cristã. Esta espiritualidade cristã é diferente da espiritualidade moderna marcada pelo racionalismo, da espiritualidade posmoderna marcada pelo subjetivo, pelo emocionalismo. Esta espiritualidade cristã é concreta, encarnada antilegalista, livre, tem cheiro de gente e traz saúde integral. Ela não tem horário para se encontrar com Deus, Ele é o dono da hora. Não tem lugar para ser adorado, Ele ocupa todos os lugares. Esta espiritualidade cristã não está limitada a uma coreografia balançada por uma determinada musica ou hino. Todo o meu ser e prática é expressão de adoraçao a Deus. Em outras palavras a graça da vida é palco da minha espiritualidade cristã. A ausencia dessa graça da vida, dessa espiritualidade cristã me fez adoecer, agora sem ela eu morro.
    A espiritualidade cristã ensina a todos serem livres e vivenciar a vida. A espiritualidade cristã tem um relacionamento com Deus, sem formulas, sem dias sagrados, sem legalismo sem a formulas magicas, que  padronizam determinados comportamentos e muitos fazem adoecer as emoções trazendo a culpa como fator motivador para o serviço.  A espiritualidade cristã envolvida pela graça da vida ,que nada mais é ,que a graça do Deus da vida  sendo vivenciada na contemplação dos lirios que o própio Jesus nos ensinou a ler  na  mensagem divina que eles transmite. A sentir o cheiro do suor daqueles que te abraçam como o Senhor Encarnado vivenciou com os seus amigos. A vivenciar a simplicidade de não tem onde encostar a cabeça.
Eu quero é vivenciar a espiritualidade cristã na graça da vida doada pelo próprio criador. Digo não à tirania da espiritualidade que aí está, prefiro a Espiritualidade cristã encarnada.

   

Por José Miguel - October 2nd, 2006, 5:06, Categoría: Espiritualidade
Enlace Permanente | Comentar | Referencias (0)

Artículos anteriores en Espiritualidade




<<   May 2021    
SMTWTFS
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31      

Blogues
Batistas
Reforma e Carisma

Sites em Espanhol
Clai
Jovens Batistas Chile
Pergaminhos NT

Sites em Inglês
Biblioteca
Clasicos Cristãos
E-Sword
Judaismo
Religião

Sites Favoritos
* 1a.Batista CG-MS
* Pr. Caio Fábio
* Prazer de Ler
* Ricardo Gondim
* Rubem Alves
* Toca do Estudante
* UMESP-Posgraduação

Sites Gerais
Biblia World
Biblioteca Virtual
Casa do Bruxo
Clipping Jornais Br
Fathel
Folha de Sao Paulo

 

Blog alojado en ZoomBlog.com